sábado, 19 de fevereiro de 2011

DAS VIRTUDES E DOS TAMANHOS

Alinor Rodrigues

 

Ao homem, a vantagem de ser pequeno é que lhe sobra mais espaço em ambientes de tamanhos exíguos, do que para pessoas de grande estatura física.

Por exemplo: Num evento em local aberto mesmo com grande palco, para uma pessoa baixinha, a visão fica difícil e na maioria das vezes até impossível, mas, vai daí que sendo ela miúda pode devagarinho as vezes até se esgueirando agachadinha ir entremeando-se  entre a platéia e dali a pouco, eis o gargarejo repleto de triunfantes espectadores.

Logicamente me refiro a volume físico para locais físicos porque não há medida quanto ao conteúdo moral no ser humano, seja ele grande ou pequeno, isso é incomensurável e a história nos mostra ; O pequeno Davi, astuto, nem precisou de coragem para derrotar o gigante Golias.

O raciocínio e abstrato portanto não ocupa lugar, mas pode nos levar a triunfos históricos tal como fez o pequeno Davi. Nós brasileiros, entre os ícones dos sábios tivemos Rui Barbosa, o Águia de Haia que ensinava inglês aos ingleses. Era um homem de estatura física medindo não mais de 1,60m. Seu tamanho físico não o tornou um homem grande, porém nele couberam tantas virtudes que fizeram dele um grande homem; aliás, o maior entre muitos outros.

Mas Deus fez do homem a criatura perfeita, de modo que existem incontáveis homens grandes  sendo grandes homens...

Na verdade, a grandeza do ser humano está no coração, no sentir, no amor e no pensar. Deus, o Infinito Saber, deu ao homem a liberdade de escolha por qual caminho seguir. Contudo, em Sua infinita bondade e amor, nos deu como Guia, Seu filho unigênito: Jesus Cristo... Segundo os ensinamentos Jesus era um homem alto em relação a altura média das pessoas daquele tempo, alguns O chamavam de gigante!

Gigante Ele foi em todos os sentidos, pois junto a humildade, o amor, a paciência e o sofrimento, foi crucificado e com sangue jorrando sobre sua Mãe, mostrou a todos os que até hoje n´Ele crêem  toda Sua grandeza e majestade, perdoando a todos os seus algozes.

Pilatos impressionou-se com a figura de Jesus a sua frente: Enorme, resplandecente, tendo em Seu semblante sereno o olhar da inocência, do amor, e da verdade; sentiu n´Ele a potestade de um Deus. Porém Pilatos, que ali estava para condená-Lo, nem seu poder, nem seu tamanho físico nem sua moral, foram maior que sua covardia, e ele preferiu lavar as mãos.

Deus nos criou, e colocou em cada um o poder e a energia da vida. Nos dando a  capacidade de exercer toda sorte de ações em favor de nossos irmãos e semelhantes, não importando o tamanho do corpo. Para descobrir isso, basta crer e procurar com resignação fazer o que de melhor pudermos com nossas virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário